top of page

Como o Bradesco está transformando o desenvolvimento de talentos com a Galena

  • Foto do escritor: Galena
    Galena
  • 24 de jul.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.

Quando falamos de grandes instituições, implementar uma cultura de aprendizado capaz de gerar resultados é um grande desafio.


Isso porque, diante de um volume maior de colaboradores, é necessário adotar uma estratégia de aprendizado que atenda a todos os perfis, alinhada com os objetivos do negócio de forma geral.


Foi com essa missão que o Bradesco iniciou uma parceria com a Galena e se tornou um case de sucesso usando a plataforma como ferramenta de desenvolvimento de talento e ganhando novos padrões de engajamento em qualificação profissional e eficiência na área operacional.


A iniciativa superou as metas iniciais, o que originou uma nova cultura de aprendizagem contínua, com um impacto visível desde o início do projeto.


Entendendo o cenário

A Unibrad, universidade corporativa do Bradesco, já atuava com o propósito claro de ampliar o nível de escolaridade dos colaboradores e incentivar o desenvolvimento profissional.


Ainda assim, era preciso aumentar o interesse por programas de pós-graduação, engajar mais pessoas na construção ativa da própria carreira e tornar a gestão dos convênios educacionais mais eficiente.


A disputa por profissionais qualificados no setor bancário é constante. Por isso, bancos que investem consistentemente no crescimento de seus colaboradores aumentam o poder de atração de talentos, e também fortalecem a retenção daqueles que mais se destacam.


O Bradesco sabia que precisava de uma solução ágil, com impacto real e que colocasse os colaboradores como peça central da estratégia de desenvolvimento, permitindo que cada um assumisse o protagonismo de sua jornada de aprendizagem.


O plano em ação

A implementação foi realizada em tempo recorde, com suporte constante para garantir a melhor experiência possível a todas as pessoas, além do alinhamento com os objetivos estratégicos da instituição. 


No total, 2.500 funcionários tiveram acesso à Galena de forma prática, durante um projeto que durou cinco meses, entre novembro de 2024 e março de 2025.


Um dos grandes destaques foi a personalização por meio de inteligência artificial e tecnologia. A plataforma analisa o histórico profissional, as preferências e os objetivos de carreira dos colaboradores, gerando trilhas de aprendizado que realmente são relevantes e alinhadas ao que cada um precisa.


Outro ponto importante foi a variedade de cursos disponíveis: a plataforma conta com mais de 200 mil cursos oferecidos por mais de 100 instituições renomadas no Brasil. Entre as opções, há desde cursos livres e de idiomas até programas completos de pós-graduação.


Na Galena, a empresa paga somente por aqueles que realmente são ativos nos estudos, garantindo, portanto, mais eficiência na hora de investir no aprendizado.

Em parceria com a Unibrad, foram desenvolvidos mais de 500 cursos de pós-graduação, oferecidos aos colaboradores do Bradesco por 12 parcelas de apenas R$32,50. 


Entenda os resultados alcançados 

Depois da implementação, os resultados não demoraram a aparecer. Em somente cinco meses, a parceria entre Bradesco e Galena trouxe resultados positivos em diversos indicadores:


Engajamento recorde

Enquanto a média do setor era de 33,4% de acessos e 10,5% de matrículas, o Bradesco alcançou resultados superiores: 78,5% dos colaboradores acessaram a plataforma e 55% se matricularam em ao menos um curso. A meta interna de matrículas era de 40%.


Trilhas diversas e acessíveis

Foram realizadas 4.214 matrículas, com média superior a dois cursos por colaborador ativo. Os temas variaram entre cursos livres, de idiomas e de pós-graduação, mostrando que a solução atendeu a diferentes perfis.


Crescimento na pós-graduação

Entre todas as matrículas, 330 delas foram em pós-graduação, sendo 84% na Unibrad Pós. Considerando que a meta de novos alunos durante o ano inteiro era de 15% e que, em apenas cinco meses, eles já haviam atingido 13%, essas 330 matrículas foram impactantes.


gráfico da evolução de Bradesco com Galena

Eficiência na redução de custos

A gestão dos convênios foi otimizada, com 100% da meta de redução de custos e tempo de gestão alcançada.


Satisfação e bons feedbacks

Colaboradores elogiaram a plataforma pela organização, pela acessibilidade e pela variedade de cursos, além da facilidade de entendimento e da qualidade do suporte. 


Você também vai gostar de ler: 5 motivos para investir em educação corporativa 


O impacto do projeto no Bradesco

O projeto superou todas as metas definidas, como aumento nas matrículas em cursos, adesão à pós-graduação e eficiência na gestão dos convênios educacionais.

Mas os efeitos foram percebidos além dos números: a iniciativa despertou um interesse genuíno dos colaboradores pelo próprio desenvolvimento, trazendo mais engajamento e contribuindo para um ambiente mais inovador.


Essa transformação também impulsionou uma nova mentalidade de aprendizagem dentro do banco. Os profissionais passaram a buscar conhecimento com mais autonomia e, com o portfólio diversificado de cursos, cada profissional conseguiu acessar uma trilha de desenvolvimento personalizada e alinhada com as estratégias da empresa.


Outro ponto importante foi a democratização do acesso à educação de qualidade. Com um modelo acessível e flexível, a plataforma chegou a diferentes áreas e níveis da organização, promovendo a inclusão e a valorização de todos os profissionais.


Um verdadeiro case de sucesso 

O projeto do Bradesco com a Galena é só o começo de uma transformação contínua. Os resultados dos primeiros meses mostram que é possível investir em desenvolvimento profissional de forma personalizada e alinhada aos objetivos do negócio, com impacto real e mensurável.


Essa nova abordagem posiciona o banco na liderança da educação corporativa no setor financeiro, com uma estratégia escalável, focada em resultados e preparada para os desafios do futuro. Um modelo que fortalece a cultura de aprendizagem e o crescimento dos talentos, unindo tecnologia e eficiência.



bottom of page