top of page

Inteligência artificial no trabalho: como se adaptar e aprender novas tecnologias

  • Foto do escritor: Galena
    Galena
  • 20 de jun.
  • 7 min de leitura

A inteligência artificial no trabalho é um tema bastante polêmico, especialmente pela preocupação de que ela possa substituir empregos humanos. 


Mas, será que essa nova tecnologia realmente vai conseguir dar conta de todas as demandas? Definitivamente não. Apesar de rápida e surpreendente, a evolução da IA não veio para prejudicar os profissionais e, sim, para os ajudar. 


Automatizar processos demorados e, consequentemente, diminuir o tempo de produção, aumentando a quantidade e a qualidade de entregas — é assim que a inteligência artificial contribui no trabalho. 


Por isso, é de extrema importância que cada empresa se adapte a essa nova realidade, com um time atualizado e preparado para lidar com a tecnologia.


O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é um campo da tecnologia que desenvolve sistemas que simulam a capacidade humana de pensar, aprender, tomar decisões e resolver problemas. 


Em outras palavras, são máquinas programadas para executar tarefas que, até então, exigiam raciocínio humano. Essas podem incluir reconhecimento de padrões, análise de dados, geração de textos, tradução automática, classificação de informações, entre outras.


Com os avanços recentes e plataformas como o ChatGPT, a IA se tornou mais acessível e passou a fazer parte do dia a dia de muitas empresas, em praticamente todos os setores. 


Na gestão de pessoas, ela auxilia na contratação e no acompanhamento da produtividade; já no financeiro, ajuda a criar relatórios de receita de forma rápida; e, em outras áreas, ela cuida de processos repetitivos, liberando a agenda do time para focar em questões que exigem criatividade e análise crítica.


Por que aprender sobre IA?

O mercado de trabalho está passando por uma transformação acelerada impulsionada pelo avanço da inteligência artificial, e equipes, colaboradores e empresas que não se mantiverem antenadas vão ficar para trás.


Funções operacionais estão sendo automatizadas, enquanto surgem novas demandas por profissionais capazes de interpretar dados, lidar com sistemas inteligentes e atuar de forma estratégica ao lado da tecnologia. 


Com isso, o desenvolvimento dessas competências passa a ser uma exigência para quem deseja manter sua relevância profissional nesse cenário cada vez mais digital e, especialmente, para empresas que queiram se manter relevantes. 


Nesse contexto, treinar a equipe para utilizar inteligência artificial no trabalho torna-se essencial para a organização acompanhar tendências e mudanças estratégicas do mercado.


Como aprender Inteligência Artificial para usar no trabalho?

Por otimizar tarefas operacionais, facilitar processos repetitivos e estar presente em diversas plataformas comuns ao ambiente corporativo, a IA se tornou uma aliada necessária na rotina de diferentes equipes. 


Hoje, não é preciso saber programar ou ter um perfil técnico para entender e aplicar a IA no dia a dia do trabalho, o que facilita a capacitação de equipes com perfis e níveis de conhecimento diferentes em computação.


Para o RH, por exemplo, o mais importante é usar os recursos certos para garantir que esse processo de aprendizagem tenha sucesso. Com essa finalidade, aqui estão algumas opções de como capacitar profissionais para usar IA no trabalho:


Cursos completos

Buscar conteúdos completos é essencial para entender desde os fundamentos até as aplicações mais avançadas da inteligência artificial. Isso inclui temas como automação de tarefas, criação de conteúdos com IA e uso estratégico de ferramentas no ambiente corporativo.


Uma boa plataforma para isso é a Galena, que oferece trilhas de desenvolvimento personalizadas, com base no perfil de cada colaborador e nas metas corporativas. 


Ferramentas adequadas 

A utilização da IA correta para cada tipo de tarefa é muito importante. Cada ferramenta foi desenvolvida para atender diferentes necessidades e, por isso, a escolha certa faz com que os resultados sejam melhores e que precisem de menos alterações. 


Por exemplo, para criação de textos, uma boa pedida é o ChatGPT ou o Copy.ai, enquanto para automação de processos como seleção de currículos e análise de dados, o Eightfold AI e Power BI com Copilot. Essas ferramentas, quando usadas no contexto adequado e mediante ao olhar crítico de uma pessoa, são extremamente úteis.


Bons prompts

Saber dominar e instruir a inteligência artificial vai impactar diretamente na resposta gerada. É necessário trazer comandos estruturados com o máximo de contexto possível e detalhes.


Ao solicitar o resumo de uma reunião, um prompt genérico como “Resuma essa reunião” pode gerar uma resposta superficial. Já um comando mais detalhado como “Resuma os principais pontos desta reunião de planejamento comercial, destacando metas definidas, prazos acordados e responsáveis por cada entrega” resulta em um conteúdo muito mais claro e útil para a equipe.


Utilização

O início do uso da IA em tarefas simples ajuda a entender como essa tecnologia funciona. Assim, é possível ganhar familiaridade e se desenvolver conforme ela é utilizada para outras demandas mais complexas. Um exemplo prático é começar pedindo à IA para revisar textos, sugerir títulos para apresentações ou criar listas de tarefas. Com o tempo, o colaborador pode avançar para atividades como resumir documentos longos, estruturar relatórios ou automatizar processos do dia a dia.


Estratégia

Apesar de muito útil, encaixar a inteligência artificial em tudo pode mais atrapalhar do que ajudar. É necessário identificar quais pontos do trabalho ela pode otimizar, automatizando demandas que levam mais tempo e ajudando na produtividade. 

Tarefas repetitivas como organização de planilhas, envio de e-mails de acompanhamento ou geração de resumos podem ser facilmente automatizadas com IA. Por outro lado, atividades que exigem análise crítica, tomada de decisão estratégica ou contato direto com clientes devem continuar sendo realizadas por pessoas.


Como implementar inteligência artificial no ambiente corporativo?

É possível incluir todos os benefícios que a IA tem a oferecer na sua empresa com algumas práticas. Abaixo, algumas dicas que vão auxiliar o time de gestão e desenvolvimento nessa missão:

equipe vendo trabalho no computador

Grupos de estudo 

Criar espaços colaborativos para troca de conhecimento é uma estratégia valiosa. Os grupos de estudo incentivam a participação ativa dos colaboradores e fortalecem o engajamento com as novidades tecnológicas. 


Ao organizá-los, é possível focar em temas como atualizações do mercado, uso de LLMs (Large Language Models), ferramentas de automação e ética no uso da IA. Além disso, esses encontros podem gerar insights de como adotar a inteligência artificial no ambiente de trabalho.


Atualização constante

A assinatura de newsletters vinculadas ao tema é uma ótima opção para que os profissionais se mantenham atualizados. Para que isso aconteça, o RH deve incentivá-los a acessar blogs, ler notícias, assistir vídeos de especialistas e acompanhar grandes nomes da área em redes como o LinkedIn.

Sempre com fontes confiáveis, é claro.


Cursos e especializações

Há quem diga que no futuro as pessoas serão substituídas pela inteligência artificial. Entretanto, na realidade, o que as empresas precisam é de times capacitados nessa ferramenta. Por isso, oferecer cursos voltados ao tema é essencial para garantir que sua equipe acompanhe inovações e aproveite oportunidades.


Diversas plataformas já oferecem especializações em inteligência artificial voltada para o trabalho, ensinando desde os princípios mais básicos até a criação de projetos mais complexos.


Prática

Aprender na prática é sempre a melhor opção, não é mesmo? Aprender inteligência artificial para usar no trabalho de nada adianta sem efetivamente implementá-la na rotina. Ter uma IA incluída oficialmente em etapas de processos de cada área da empresa oferece aos funcionários a oportunidade de se familiarizar.

Assim, eles podem aprender aos poucos no dia a dia, tornando cada vez mais fácil o trabalho em conjunto com essa novidade e, de quebra, otimizando tarefas e obtendo mais produtividade.


Desenvolvimento de carreira 

A inteligência artificial também pode ser uma aliada no desenvolvimento individual dos colaboradores de uma empresa. Assim atua a IA da Galena, responsável por personalizar a jornada de cada pessoa, oferecendo um catálogo completo de cursos e contribuindo para o aprendizado do time.


Diferentes formatos de inteligência artificial e suas aplicações

Sabia que existem diversos tipos de inteligência artificial? Ela teve uma rápida evolução, e assim, foram surgindo novas atualizações cada vez mais surpreendentes. Entenda melhor:


  • Reativa: programada para realizar tarefas específicas, respondendo a comandos simples, sem aprender com o tempo;

  • Memória limitada: mais inteligente, analisa dados passados e forma respostas com base em experiências anteriores;

  • Generativa: consegue criar novos conteúdos, como textos, imagens e códigos, a partir de comandos — como o ChatGPT;

  • Autoconsciente:  ainda em desenvolvimento, busca reproduzir a inteligência humana de forma completa e autônoma.


O uso da inteligência artificial viralizou nos últimos anos por sua incrível capacidade de criar. Mas, diferente do que se pode imaginar, ela não atua somente em marketing e publicidade — é possível encaixá-la em diversas áreas do ambiente corporativo:


  • Dados: ela é capaz de analisar, estruturar e criar planilhas de dados, interpretando resultados e auxiliando na tomada de decisões;

  • Comunicação: é possível gerar textos dos mais variados tipos, como e-mails, relatórios e até apresentações;

  • Recrutamento: alguns sistemas com IA filtram currículos, indicam candidatos compatíveis com a vaga e otimizam a triagem inicial através de palavras-chave, reduzindo o tempo do processo seletivo;

  • Automatização: é possível automatizar atividades como envio de e-mails, preenchimento de planilhas, organização de agendas, resposta a mensagens, geração de relatórios e atualizações em sistemas internos.


Como a inteligência artificial pode impactar nos resultados da empresa?

A inteligência artificial no trabalho torna os processos mais eficientes, impulsiona resultados e fortalece a inovação. Presente nas empresas de hoje e do futuro, sua aplicação estratégica agrega valor de diversas maneiras:


  • Aumento da produtividade;

  • Redução de custos operacionais;

  • Melhoria na tomada de decisão;

  • Mais qualidade nas entregas;

  • Desenvolvimento personalizado de talentos;

  • Maior competitividade.


Quando bem implementada, a inteligência artificial no trabalho vai além da automação: ela potencializa o desempenho individual e coletivo, contribuindo para a evolução contínua dos colaboradores e dando mais tempo para tarefas que requeiram criatividade, pensamento crítico e análise.


Preparar os times da sua empresa para essa realidade é investir em um ambiente mais ágil, inovador e apto a enfrentar os desafios do mercado de forma estratégica.

E a Galena pode ajudar o setor de Recursos Humanos nesse processo! Com trilhas personalizadas, a IA da plataforma oferece conteúdos ricos e práticos, condizentes com a realidade do colaborador e com as necessidades da empresa.


bottom of page