O papel do RH na era das transformações exponenciais
- Galena
- há 1 dia
- 4 min de leitura
Diferente do que se imagina, a área de recursos humanos sempre atuou além do recrutamento e seleção, cuidando também dos talentos internos e fazendo com que o ambiente de trabalho seja conduzido por uma boa cultura organizacional.
O papel do RH na era digital, mais do que nunca, continua sendo focado em pessoas, mas com um olhar muito mais estratégico. Agora, ele é capaz de gerar grandes transformações no negócio, trazendo resultados através da aplicação de incentivos que desbloqueiam o maior potencial do time como um todo.
Foi isso que Guilherme Luz, CEO da Galena, trouxe em sua palestra no CBTD 2025, convidando os profissionais de RH e T&D a assumirem seu papel como arquitetos do futuro, criando experiências de aprendizagem contínua, humana e conectada à realidade de cada colaborador.
Ele ressaltou a importância da personalização da aprendizagem para obter mais engajamento e impacto, demonstrando como o desenvolvimento contínuo pode ser revolucionário ao preparar a organização para um futuro que já começou.
Como o RH impacta no negócio
Manter o engajamento de todos os colaboradores é uma missão que exige estudo contínuo da melhor maneira de como lidar com cada setor, nível de experiência e diferentes perfis.
Para uma abordagem humanizada que realmente faça sentido, é preciso olhar cuidadosamente para o profissional e entender suas necessidades e expectativas. A área de RH e T&D mede seu impacto dessa forma, sendo o coração da empresa que impulsiona, que direciona os colaboradores e garante que eles se sintam acolhidos e valorizados.
Nesse sentido, manter uma cultura de aprendizado contínuo é a chave para alcançar o melhor desempenho e para manter a instituição em constante evolução, pronta para as mudanças do mercado, ao mesmo tempo em que retém e desenvolve os talentos já presentes.
A implementação de projetos voltados para o aprendizado pode ser incluída diretamente no dia a dia dos funcionários por meio de novos hábitos, como palestras, comitês e, principalmente, plataformas digitais que auxiliam no compartilhamento de conteúdos educacionais.
Além disso, é de extrema importância que feedbacks, avaliações de desempenho e análises de métricas sejam incluídos na rotina, para que o ambiente se torne cada vez mais saudável, colaborativo e guiado por dados reais que mostram onde o foco para melhoria deve ser maior.
Benefícios de um RH estratégico
Um time de RH que atua com excelência é o protagonista na construção de um futuro promissor para a empresa. O resultado é inevitável: mais produtividade, maior retenção, entregas de qualidade e um cenário positivo.
Os benefícios de atuar de maneira estratégica ainda vão além, afetando diretamente como os colaboradores se enxergam e compreendem a empresa. Veja como:
Crescimento sustentável: retenção de talentos, eliminação de custos de novos recrutamentos e visão de plano de carreira para os funcionários;
Cultura leve: fortalecimento de vínculos, mais engajamento e alinhamento melhor entre a equipe;
Inovação: mais proatividade, maior interesse em novos desafios e adaptabilidade a mudanças;
Desenvolvimento real: a satisfação profissional resulta em uma melhora constante da performance.
E como isso acontece na prática? Veja como o Bradesco transformou o desenvolvimento de talentos e superou as expectativas internas com a Galena.
Bradesco: conheça o case de desenvolvimento de talentos

O objetivo era tornar os colaboradores mais ativos no desenvolvimento da própria carreira, aumentar a busca pela pós-graduação e trazer uma gestão dos convênios educacionais mais eficiente. O cenário bancário é extremamente competitivo, por isso, surge a necessidade ainda maior do investimento em fortalecer os talentos da empresa, desenvolvendo profissionais qualificados.
Por meio de inteligência artificial e de tecnologia, os colaboradores do banco foram analisados pela plataforma Galena, considerando seus históricos profissionais, seus objetivos e suas preferências. Assim, tiveram acesso a trilhas de aprendizado personalizadas, desenvolvidas detalhadamente para serem relevantes e fazerem a diferença na evolução de cada um deles.
Graças aos mais de 2 mil cursos da plataforma e as condições de pagamento, que tomam como base somente os usuários ativos, a operação foi um sucesso. Houve diversos feedbacks positivos sobre a acessibilidade, a organização, a qualidade do suporte e a facilidade da plataforma, que levaram a um recorde de engajamento e tornaram o processo de aprendizado muito mais interessante, simples e eficaz.
Após um projeto de 5 meses, o resultado foi inevitável, alcançando todas as metas definidas, como o aumento das matrículas em cursos diversos e pós-graduação.
Saiba mais sobre esse case: como o Bradesco está transformando o desenvolvimento de talentos com a Galena
O futuro está nas mãos do RH
A eficácia da implementação das jornadas de aprendizado no Bradesco demonstra como o papel do RH na era digital contribui para a transformação cultural da empresa, principalmente naquelas de grande porte.
É preciso estimular o protagonismo de cada colaborador com base no que ele quer aprender, adaptando tudo às suas necessidades e oferecendo todo o suporte necessário para o processo ser motivador e constante.
Ao colocar essas ações em prática, há diversas vantagens: a redução de custos, a melhora no clima organizacional e o aumento do interesse dos colaboradores em qualificação e desenvolvimento, de forma que faça sentido para a rotina deles.
Com base na personalização por meio de IA, é possível que o incentivo ao conhecimento se torne uma alavanca estratégica, com resultados verdadeiramente escaláveis e alinhados ao negócio.